Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de Educação Inclusiva da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012


ENSINAR PARA COMPREENSÃO

         
         Foi o tema de um curso realizado na Universidade de Harvard, em 1998, mas acredito que ainda é atual.
          
          "Ensinar para a compreensão" é sobre essa premissa que devemos iniciar uma reflexão quanto: - O ambiente que criamos em sala de aula esta direcionado e envolvido por esse objetivo quando se trata de Educação Especial?

          Vivemos hoje envoltos por várias tendências pedagógicas, crises de valores, um emaranhado de conceitos que transitam entre os novos e os velhos paradigmas educacionais. Os parâmetros curriculares, inclusão, Diretrizes e outros assuntos, os quais passamos os dias escutando, fazendo cursos e discursos.

          Os termos ensino-aprendizagem, interdisciplinaridade, construção do conhecimento, aprendizagem significativa e tantos mais, se incorporam de tal modo ao nosso vocabulário que até perdemos o número de vezes que os pronunciamos. No entanto, voltemos à questão:

          - Será que estamos criando um ambiente em sala de aula considerando de verdade todos, alguns ou pelo menos um deles?

          Penso e quero acreditar que sim...

          A escola precisa e está mudando, mudando para melhor.

          É certo que demanda tempo, a mudança precisa assim como a aprendizagem de Piaget, tempo de assimilação e acomodação para então se incorporar.

          Mas para compreender a mudança não só é necessário conhecê-la, mas, sobretudo aplicá-la. Somente no dia-a-dia dando vida a este arsenal teórico é que podemos certamente levar nossos alunos a compreender o sentido real da aprendizagem.

          E é isso que fazemos, ao criar para nossos alunos com necessidades especiais, um ambiente pedagógico agradável e produzido com seriedade e carinho. Traduzimos a importância de se propor um trabalho cujos objetivos vão de encontro aos anseios pedagógicos atuais.

          Aulas permeadas por jogos; brincadeiras; dramatizações; teatrinhos; desenhos; canto de leitura; culinária; passeios...  - trabalhando conceitos, conteúdos, valores éticos - conduzirão pelos caminhos da educação inclusiva tentando construir um conhecimento significante. Sem paternalismo e sim profissionalismo.

          Não é fácil, todavia é preciso empenhar nossas forças na realização de um fazer pedagógico respeitando a condição individual de cada aluno sem deixar perdido o olhar da classe como um todo. Todo que é parte e faz parte desta sociedade.     

             

Departamento de Educação Inclusiva   

Nenhum comentário:

Postar um comentário