Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de Educação Inclusiva da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012


 “... Noah é a razão que nos fez mudar de Nova York. Por causa dele, nossa casa é uma eterna bagunça,nossa mobília está sempre suja, o veludo do sofá é duro de saliva seca.Ele é a razão pela qual nossos lençóis tem os cantos desfiados,onde ele os mastigou,os livros não têm todas as páginas,porque ele as arrancou,meus tanques de plásticos estão amassados e meus soldados da infantaria (dos quais ainda gosto muito,mesmo aos 14 anos ) têm marcas de dentes,e nossas janelas estão sempre embaçadas com o resíduo de seu cuspe. Ele é o motivo pelo qual não podemos sair de férias, porque ninguém pode dormir até tarde, porque não posso me assentar para assistir à tevê com um saco de batatas fritas, porque ele quer o pacote inteiro.Tudo sempre gira em torno de Noah, por causa de Noah. Sem dizer uma única palavra, ele dita os termos de nossa vida. ...”
O texto acima, foi retirado do livro “Sinto-me só” de Karl Taro Greenfeld, um jornalista,que tem um irmão autista. É um livro tocante, pois nos mostra toda a dinâmica de uma família que tem um filho autista. Suas angústias, sonhos, frustrações, ansiedades, medos,etc.
Sempre busquei relatos,histórias,filmes sobre autismo, e, esse livro,em especial,me emocionou muito,pois mesmo conversando com os vários pais de alunos autistas, que venho encontrando ao longo dessa jornada,nunca havia mergulhado tão intensamente nesse mundo cheio de emoções e sentimentos.
Sou suspeita ao falar sobre autismo, pois o tema sempre me fascinou. GOSTO DE DAR AULA PARA PESSOAS COM AUTISMO!
É necessário estar preparado o tempo todo para lidar com o novo, com o inesperado.
E refletindo sobre algumas práticas pedagógicas, que hoje em dia encontramos em vários livros inclusivos, acredito cada vez mais que, se não houver sensibilidade, amor e respeito, todo o nosso conhecimento teórico vai pelo ralo.
Precisamos estudar, pesquisar. Elaborar um currículo adaptado e funcional, ter em nossas mãos, materiais pedagógicos que proporcionem a construção do conhecimento, estimulem o sensorial, a criatividade, bem como a capacidade de atenção e memorização.
Enfim,poderia enumerar vários itens que conhecemos (ou não), que são vistos em livros, sites, etc e discutidos em nossas reuniões.
Mas, no início, falei de emoção, sentimento.E isso só é possível se houver envolvimento.
Precisamos nos envolver para termos sensibilidade e respeito.
Precisamos nos envolver para termos Amor.
Precisamos nos envolver com nosso trabalho, com nossos
alunos ... sua história ... sua família ...
Precisamos nos envolver,nos sensibilizar!
Precisamos amar o que fazemos!
(Denise Aparecida –ATP /Departamento de Educação Inclusiva)








2 comentários:

  1. Olá. Estive visitando o seu blog, gostei muito e me tornei seguidora.
    Eu também tenho um blog, o “Super Promonauta”. Se puder me faça uma visitinha também, e se por acaso gostar e quiser me seguir, será uma honra.
    Obrigado e parabéns pelo site!

    http://super-promonauta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá boa tarde! Muito interessante o seu Blog. Somos uma Fundação de Educação Especial do Estado de Santa Catarina e adoraríamos trocar conhecimentos e experiências.
    O endereço do nosso blog é http://www.cenaefcee.blogspot.com.br


    Abraços!

    ResponderExcluir